O escritório Snøhetta divulgou o projeto do novo campus Vesterheim em Decorah, EUA. A proposta, que também abrange o Museu Nacional Norueguês-Americano e a Escola de Arte Folclórica, explora a diversidade da imigração americana através das lentes da experiência norueguesa-americana. O novo edifício de 800 metros quadrados, conhecido como Commons, será o ponto de entrada e o principal espaço de encontro do campus. O edifício tem conclusão prevista para meados deste ano.
Em 2019, o escritório projetou um plano diretor para Vesterheim com o objetivo de unificar estruturas históricas, salas de aula ao ar livre e edifícios comerciais requalificados. O resultado é o Vesterheim's Heritage Park, que oferece espaços verdes públicos e acesso durante todo o ano a várias estruturas construídas por imigrantes trazidas de toda a região do Upper Midwest. O museu ao ar livre também chama a atenção para as paisagens inesperadamente acidentadas da região. Por sua vez, o Commons será um marco e portão de entrada do complexo.
Uma grande cobertura de madeira define a imagem do edifício Commons a partir do nível da rua, conduzindo os visitantes a um saguão iluminado por uma abertura zenital. Galerias flexíveis convidam os visitantes a explorar a coleção de artefatos e obras de arte ao passo que criam conexões com o Westby-Torgerson Education Center e a Folk Art School de Vesterheim. O segundo pavimento inclui espaços para salas de estudo, espaços de trabalho digital e escritórios, além das galerias.
O edifício se inspira nas tradições artesanais norueguesas, empregando materiais simples para criar uma experiência calorosa e acolhedora. A estrutura de madeira maciça será fabricada em Minnesota, enquanto que os tijolos para as paredes externas virão do estado de Iowa. Ao utilizar materiais locais, a intervenção pretende homenagear a cultura de Decorah e convidar o público a explorar a arquitetura do centro e as paisagens da região.
O portfólio do Snøhetta inclui um grande número de projetos culturais, como a expansão do Hopkins Center for the Arts em New Hampshire, a expansão do Museu do Sexo de Nova York em Miami e o projeto de uma nova filial da Biblioteca Pública em Nova York. Seguindo o tema da migração, o ArchDaily também organizou uma lista de projetos e intervenções que investigam a condição dos migrantes, com foco específico na fronteira EUA-México.